CARREGANDO...

Notícias

28ª Feira Nacional de Artesanato

Com a visitação de 17.1374 pessoas a 28ª. Feira Nacional de Artesanato realizada em Belo Horizonte de 5 a 10 de dezembro, encerrou com êxito o ano de 2017.

26/12/2017 às 11:22

28ª Feira Nacional de Artesanato

Com a visitação de 17.1374 pessoas a 28ª. Feira Nacional de Artesanato realizada em Belo Horizonte de 5 a 10 de dezembro, encerrou com êxito o ano de 2017.

5.213 artesãos participaram do evento durante os seis dias e atingindo uma venda de R$69 milhões de reais. Isto correspondeu a um aumento de 14% referente ao ano passado, mostrando que mais uma vez o artesanato é uma opção de venda para presentes de Natal nesta época de crise.

Um grande termômetro do sucesso da feira, está nas reservas para o evento de 2018, cujo tema será MESTRES DA ARTE E DO ARTESANATO, quando 76% dos stands colocados a venda foram ocupados, demonstrando que o artesão confia no evento como uma forma de sucesso para escoar a sua produção.

Foram  dias de muita alegria, com shows e oficinas de hora em hora para a participação gratuita dos visitantes.

Toda a cenografia utilizada, foi doada pós evento, para artesãos e entidades de desenvolvimento do artesanato, respeitando o tema Resíduo Zero.

1.000 árvores que compuseram o paisagismo, foram doadas aos visitantes para que assim, ao serem plantadas, compensem o gás carbônico emitido durante o evento.

Na abertura do evento, o Senhor Governador – Fernando Pimentel, lançou o Programa + Artesanato que é o sonho do artesão brasileiro há décadas. O programa tráz para a politica pública o segmento artesanal, como um participante da economia do Estado e um planejamento de ações a médio e longo prazo, deixando de lado as ações pontuais e emergenciais que acontecem ao longo dos anos.

A Codemig também na oportunidade lançou o Edital de financiamento na ordem de R$ 1.800.000,00, para o artesão através de suas cooperativas e associações, numa forma de fortalecimento ao setor.

Um Grupo de Trabalho multisetorial foi indicado pelo Governador para fazer os detalhamentos do Plano de Ação do artesanato para os próximos dez anos.

 

Maiores informações:
Tânia Machado
Telefone: 31-32828313
E-mail: ccape@centrocape.org.br