CARREGANDO...

Notícias

Artesão José Garcia Pinto será homenageado na Feira Nacional de Artesanato de 2018

16/05/2018 às 17:03

História do mestre 

 

José Garcia, Artesão, casado, pai de 5 filhos, nascido na comunidade do Areal Pertencente ao município de São Gabriel da Cachoeira – Estado do Amazonas Herdou de sua etnia Kuripako, uma língua própria com a qual se comunicava.

Até a adolescência, além do idioma, entre outros saberes e costumes dos Povos do alto Rio Negro. Ele aprendeu com a sua comunidade o manejo da Mata e tramas dos trançados. Aos 10 anos sua mãe repassou seus conhecimentos com as fibras iniciando, assim seu trabalho como artesão. seus trabalhos resultam de peças que exaltam a essência indígena que se faz forte e presente ente na formação social da cidade e no cotidiano da comunidade de Artesãos de sua região com técnica milenar ele traça seus vasos, balaio e outros produtos sua trama que entrelaçam saberes de gerações e imersas no coração da floresta e seu pulsar.

Há mais que formas e texturas que definem seus produtos, suas tradições e ancestralidade que ele compartilha nas riquezas em produto impares com o selo da identidade que desperta a atenção dos quatro cantos do mundo.

Teve seu reconhecimento por conta do projeto Brasil Original, O Amazonas que viu nele um mestre artesão que continua repassando suas técnicas para as futuras gerações e introduziu em alguns produtos designer para o mercado de gerações.