10/12/2021

Feira Nacional de Artesanato começa nesta terça-feira (7/12) em BH

A 32ª edição do evento acontece no Expominas e, neste ano, tem o tema Rotas do Brasil

A 32ª edição da Feira Nacional de Artesanato começa nesta terça-feira (7/12), no Expominas, no Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte. O evento, que neste ano tem o tema Rotas do Brasil, vai até o próximo domingo e reúne milhares de artesãos de todo o país.

O avanço da vacinação contra a COVID-19 permitiu uma maior flexibilização das medidas sanitárias de prevenção contra o coronavírus.

A Feira vai mostrar o Brasil Feito à Mão, com 620 estandes e público esperado de 100 mil pessoas. Uma novidade é a volta de shows e atrações artísticas e culturais que foram suspensas na edição de 2020, por causa da pandemia. Neste ano, o evento terá cerca de 30 atrações de música e dança, além de cortejos folclóricos que percorrem todo o espaço da exposição.

Atrações

Logo na entrada da feira, os visitantes vão poder apreciar as obras do artista mineiro Leonardo Bueno. A mostra reúne peças que traçam uma linha do tempo desde o trabalho como artesão em 2004, até o sucesso em exposições internacionais. Natural de Maria da Fé, na Região Sul de Minas, Bueno é designer, escultor e suas obras em madeira já estiveram em salões em Paris, Londres, Frankfurt, Bratislava, Milão, Viena e Praga.

Descendo as escadas rolantes, fica o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), que abre espaço para novos talentos nacionais e apresenta artesanato de Norte a Sul do país. O Grande Pavilhão do Expominas receberá artesãos de todos os estados e representantes de outros países.

O público poderá conferir uma área com artesãos selecionados de todo o Brasil, assinado pelo SEBRAE Nacional e pelo Centro De Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), além de participar de oficinas diárias gratuitas de artesanato, com mestres que vão demonstrar suas técnicas. 

Ainda no pavilhão há a ilha do Conhecimento, organizada pelo SEBRAE/CRAB e o Ministério da Economia, por meio do PAB, que oferece consultoria gratuita com especialistas em gestão, empreendedorismo, exportação, entre outros assuntos de interesse dos artesãos. Expositores e visitantes também podem assistir a palestras com personalidades, além de autoridades e profissionais do SEBRAE que vão apresentar casos de sucesso de artesãos de outros estados.


Trabalhos de povos indígenas

O Brasil de Norte a Sul, espaço do Ministério do Turismo, apresenta belezas naturais e pontos turísticos do país. A diversidade cultural e a criatividade do artesanato brasileiro também estarão representadas na área da Confederação Brasileira de Artesanato, com obras de 11 estados. 

Parte do pavilhão é destinado à mostra de trabalhos de povos indígenas de 15 etnias. Já estão confirmadas as presenças de representantes de tribos Pataxó, da Bahia e de São Paulo; Umutina e Mehinako, ambos de Mato Grosso; Kariri-xocó, de São Paulo e Fulni-ô, de Pernambuco. No ano passado, treze etnias puderam exibir seus trabalhos. 

O governo de Minas Gerais tem uma área especial de aproximadamente 500 m², onde artesãos do estado podem apresentar seus trabalhos, selecionados por meio de edital.

Estudantes do ensino fundamental de BH, de Nova Lima, na Região Metropolitana, e de Mariana, na Região Central, trazem uma exposição sobre a percepção do artesanato. Os melhores trabalhos escolhidos pelo público vão ser premiados com um tablet. 

A Feira promove ainda uma exposição de fotos sobre o Turismo Nacional, que vão estar espalhadas por todo o pavilhão; e outra sobre o minério e como ele está presente em nossas vidas. Já no Espaço Post It, os visitantes poderão deixar mensagens, dúvidas e opiniões sobre temas de interesse.

Feira Virtual

Por meio de uma plataforma inovadora e interativa que apresenta imagens em 360º do stand, internautas de qualquer parte do Brasil e do mundo poderão fazer um tour pelo evento, conhecer a história do artesão, ver o catálogo de produtos, entrar em contato com os expositores e fazer os pedidos, na versão virtual da feira. O conteúdo será apresentado também em inglês para atender compradores internacionais. 

A Feira Virtual ficará disponível até novembro de 2022.

Neste ano, o evento terá no quadro de prestadores de serviço pessoas da terceira idade e pessoas com necessidades especiais de audição. A boa mesa também marca presença no pavilhão do Expominas, no Espaço Botequim, que terá diversão garantida com happy hour com pocket shows diários para o fim da tarde durante os seis dias do evento.

A Feira Nacional de Artesanato é uma realização do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), ONG promotora do evento e braço do Mãos de Minas, que é a maior central de cooperativas de artesãos do Estado

O valor do ingresso é de R$ 20, para qualquer dia do evento. Pessoas com mais de 60 anos e menores de 12 anos não pagam, mas, seguindo a determinação dos protocolos sanitários da prefeitura, devem fazer um cadastro prévio.

32ª edição da Feira Nacional de Artesanato

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2021/12/07/internas_economia,1329180/feira-nacional-de-artesanato-comeca-nesta-terca-feira-7-12-em-bh.shtml

Publicado por:
Compartilhe esse post

Se inspire!

Veja mais artigos

FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO

RELEASE 2 35ª Feira Nacional de Artesanato transforma experiência de compra com catálogo interativo por QR Code Inovação vai otimizar tempo dos visitantes e oferecer

Leia mais »

Quer saber como participar?

Envie sua mensagem!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você para facilitar sua participação na maior feira de artesanato da América Latina!

Assine nossa newsletter

fique por dentro das novidades

Receba nossos conteúdos gratuitos em primeira mão!